O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a perda do cargo públicos de cinco agentes da Polícia Federal (PF) condenados pelo roubo de 20 quilos de cocaína.
Os policiais foram condenados em 2012 por roubar a droga da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF no Rio de Janeiro e revender a traficantes internacionais.
Os agentes André Campos, Clóvis Barrouin de Mello Neto, Ivan Ricardo Leal Maués e Marcos Paulo da Silva Rocha pegaram 14 anos de prisão. O escrivão Fábio Marot Kair, 11 anos e 8 meses.
O caso do roubo da droga de dentro da DRE chegou a ser investigado pelos próprios agentes que haviam cometido o crime. O fato chamou a atenção da juíza Valéria Caldi Magalhães, da 8ª Vara Federal.
“A simples constatação de que policiais lotados na DRE foram designados para compor uma equipe responsável pela investigação ‘paralela’ de graves fatos ocorridos na DRE, em que os principais suspeitos eram, portanto, os próprios policiais da DRE, todos colegas, só faz aumentar neste juízo a convicção de que a Polícia Federal do Rio de Janeiro precisa urgentemente de um choque de gestão e moralidade, para dizer o mínimo”, considerou a magistrada.
Fonte: METRÓPOLES