O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a morte do papa Francisco nesta 2ª feira (21.abr.2025). O ex-chefe do Executivo afirmou que a figura do pontífice “sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral”. Segundo o Vaticano, Francisco morreu às 7h35, horário da Itália (2h35 em Brasília). O pontífice foi o 2º líder mais velho a governar a Igreja Católica em 700 anos. Com a saúde debilitada, sofria de problemas respiratórios….
“Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações”, escreveu Bolsonaro em seu perfil no X (ex-Twitter). “Para o Brasil e o mundo, a figura do papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza”, declarou….
O papa não se reuniu pessoalmente com Bolsonaro. A relação do ex-presidente com Francisco passou por alguns momentos de tensão, principalmente por conta de divergências em relação à proteção da Amazônia. Apesar disso, o pontífice demonstrou um gesto de compaixão em 27 de janeiro de 2022, ao enviar uma nota de pesar a Bolsonaro pela morte de sua mãe, Dona Olinda. Michelle Bolsonaro esteve reunida com Francisco em dezembro de 2019. Na época, ela participou de um encontro do papa com outras primeiras-damas da América Latina.
FONTE: PODER360