O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou neste domingo (8.jun.2025) medidas alternativas ao aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Disse que o governo vai editar uma medida provisória para aumentar a arrecadação com tributos sobre o setor de apostas esportivas e encerrar isenções em investimentos.
Segundo o ministro, a alíquota da tributação sobre o faturamento das empresas que operam jogos online —as chamadas bets— será fixada em 18%. O texto também eliminará a isenção de impostos sobre determinados títulos de investimento, mas Haddad não especificou quais. A equipe econômica ainda não apresentou estimativa oficial da arrecadação com as medidas.
“Acredito que foi uma reunião histórica, conjunta, muito aberta e franca. Dividiria em 4 temas. Uma é a Medida Provisória que vai disciplinar determinadas matérias de arrecadação, que visa o mercado, sobre arrecadação e temas afins”, declarou Haddad.
Segundo Haddad, o trecho das bets será detalhado posteriormente. A proposta original era aumentar para 18%. “Essa MP vai nos permitir recalibrar o decreto do IOF, para reduzir as alíquotas do decreto original”, declarou o ministro.
Fonte: poder360